top of page
AdobeStock_435609606.jpeg

SISTEMAS DE
PLÁSTICO REFORÇADO COM FIBRA

DE VIDRO (PRFV)

A DGC AFRICA fabrica a gama completa de produtos PRF incluindo; tubulação & bobinas, tanques & recipientes, canalização, depuradores, chaminés & forros de chaminé assim como produtos especializados e projetados pelo cliente.

frp-greenD60BEE900353.jpg

As indústrias servidas incluem - mineração & metais, química & petroquímica, petróleo & gás, celulose & papel, energia & dessulfuração de gases de combustão. 

O Plástico Reforçado com Fibra de Vidro (PRFV) é um material composto feito duma matriz polímero reforçado com fibras, normalmente fibras de vidro. O polímero fornece excelente resistência química enquanto as fibras fornecem a integridade estrutural. Dependendo do tipo de resina e do rácio vidro / resina, as propriedades do material para a camada estrutural individual podem ser otimizadas em termos de resistência à corrosão e força física.

Para a maioria das aplicações molhadas, a temperatura de funcionamento máxima é 100°C (212°F) com picos até 120°C (248°F). Os ambientes secos podem funcionar a 177°C (350°F) com picos até 204°C (400°F). Como nem todas as resinas são adequadas para processos que têm ciclagem térmica ou picos de temperatura elevados, é importante consultar e obter garantias do fabricante de resina ao conceber estas aplicações.

Como é o caso com todos os materiais de construção em ambientes corrosivos, o PRF tem requisitos de conceção e fabricação específicos que garantirão o seu sucesso Esses requisitos consistem no seguinte:

  • Seleção de resina adequada e conceção de barreira anti corrosão para maximizar a resistência à corrosão.

  • Conceção adequada por um engenheiro não metálico experiente e qualificado.

  • Fabricação e instalação adequadas por pessoal competente e experiente.

  • Inspeção e manutenção adequadas por inspetores qualificados.

  • Requisitos especializados por ex. sistemas de resina retardantes de chamas

  PORQUÊ PRF?  

  ECONOMIA    DE CUSTOS  

  • O custo de instalação médio para o PRF é aproximadamente um terço do preço do aço inoxidável e um quinto do preço de ligas de níquel mais elevadas.

  • Os preços do aço inoxidável continuam com uma tendência rapidamente crescente juntamente com o preço e a disponibilidade do níquel. À medida que a economia mundial continua a sua recuperação e as nações em desenvolvimento aumentam a sua infraestrutura, é esperado que os preços dos metais base, sobretudo cobre, níquel e aço inoxidável, continuem a sua tendência crescente. Além disso, a disponibilidade de aços inoxidáveis e ligas de níquel mais elevadas está a diminuir e os prazos de entrega estão a prolongar-se consideravelmente (Fonte: Fundo Monetário Internacional).

  CONSIDERAÇÕES DO CUSTO    DO CICLO DE VIDA  

  • O PRF tem uma vida útil comprovada mais longa do que o aço inoxidável e outras ligas de níquel elevado, com estudos de caso do PRF desde 1979 e com a maioria dos casos presentes ainda em serviço hoje em dia. A vida útil dum tanque em aço com revestimento anti corrosão é cerca de 10 anos.

  • A estabilização UV significa que nenhuma tinta ou laca é requerida após a instalação e a natureza leve do PRF significa que pode ser facilmente levantado e movido para facilidade de limpeza.

  • Graças às suas propriedades não-corrosivas, o PRF requer pouca manutenção a não ser a limpeza. As soluções metálicas requerem uma manutenção relativamente elevada devido a tendência de corrosão.

  • Com o PRF é possível efetuar reparações sem interromper as operações. Tanques velhos ou danificados podem ser reparados facilmente no local.

  RESISTÊNCIA    QUÍMICA  

A resistência química é um preditor chave da vida útil. O PRF feito de resina epóxi vinil éster tem uma boa ou melhore resistência química do que a Liga-C276 e é superior ao aço inoxidável 2205. O PRF tem uma resistência muito superior a cloretos dissolvidos e concentrações moderadas de ácido sulfúrico. É também superior às ligas em ambientes de alto cloreto ácidos e aquosos. O PRF é impermeável à água (quer seja submersão ou respingos), fumaças e gases e é resistente à maior dos produtos químicos. Uma variedade de barreiras contra a corrosão está disponível, capazes de resistir a gama completa de produtos químicos cáusticos.

  LEVE    

O PRF é aproximadamente 60-75% mais leve do que o aço, no entanto é mais forte por cada libra. O peso mais leve reduz muito os custos de manuseio, transporte e instalação. O elevado rácio vidro / resina produz um material capaz de alcançar excelentes resultados de carga.

  ANTIDERRAPANTE    

O grade PRF, com uma superfície superior granulada integralmente ligada, alcançou alguns dos níveis mais elevados de resistência ao escorregamento alguma vez registados para uma superfície de circulação. O PRF é 50% mais seguro do que a grade em aço e 70% mais seguro do que a grade estriada para resistência ao escorregamento. Esse grau de segurança é crucia para os locais de trabalho preocupados com a saúde & segurança ocupacionais, tal como locais de mineração, plataformas petrolíferas e fábricas.

  ANTI ESTÁTICO    & ANTI FAÍSCAS  

O PRF é perfeitamente adequado a ambientes sensíveis, graças à sua capacidade de dissipar a eletricidade estática, assim como as suas propriedades anti faíscas. A dissipação estática é muito importante em localizações subterrâneas e offshore, e o PRF é ideal em ambientes gasosos porque não faz faíscas se ferramentas caírem acidentalmente - um perigo em pisos de aço.

  VERSATILIDADE    

Como o PRF é produzido com moldes, pode ser fabricado em qualquer forma ou design com uma enorme variedade de perfis de superfície e cores ilimitadas.

  APLICAÇÕES  

  TUBULAÇÃO   & BOBINAS  

Os sistemas de tubulação de Plástico Reforçado com Fibra de Vidro (PRFV) para aplicações corrosivas é usado amplamente na indústria há mais de 50 anos. A tubulação de PRF tem uma resistência à corrosão superior quando comparado com tubulação metálica e pode ser mais económico do que as alternativas inoxidáveis, de titânio e ligas de níquel elevado. É por essa razão que indústrias tais como Celulose & Papel, Mineração, Processamento Químico, Água, Energia & DGC escolheram utilizar tubulação em PRF nos seus sistemas de processamento.

  TANQUES    & RECIPIENTES  

Os tanques e recipientes em Plástico Reforçado com Fibra de Vidro (PRFV), incluindo as componentes acessórias, podem ser fabricados em praticamente qualquer forma ou configuração, demonstrando a flexibilidade inerente aos compostos Plástico Reforçado com Fibra de Vidro. Os tanques em PRF são a sua reposta ambientalmente segura para processar e armazenar gases e líquidos corrosivos, quer abaixo ou acima do chão. Os tanques, recipientes e depuradores podem ser concebidos para manusear uma grande variedade de cargas hidrostáticas dinâmicas e ambientes químicos. Tais sistemas de processamento são também usados como absorvedores, desmistificadores, decapantes a ar e torres de lixívia.

  CANALIZAÇÃO    

Os canos em Plástico Reforçado com Fibra de Vidro (PRF) são a resposta para encaminhar fumaças críticas dentro da sua instalação. Os sistemas de canos em PRF tem um longo histórico em indústrias tal como Energia, DGC, Metais e Mineração, Celulose & Papel, Processamento Químico e Controlo de Odores.

  DEPURADORES    

Os depuradores/absorvedores industriais, cubas e interiores de recipientes são fabricados usando PRF há muitos anos devido à resistência à corrosão e fiabilidade do Plástico Reforçado com Fibra de Vidro. Os depuradores e componentes de depurador em PRF são usados numa grande gama de indústrias incluindo Energia & Depurador, Metais & Mineração, Processamento Químico, Cimento, Descontaminação de Água e Controlo de Odores. Com uma seleção de material adequada, o PRF pode fornecer resistência a corrosão a longo prazo e baixos custos de manutenção em aplicações para as quais o aço carbono, aço inoxidável, aço inoxidável duplo, revestimentos, forros simplesmente não são uma solução de longo prazo. O material PRF é também uma solução mais económica para ligas com teor de níquel elevado em ambientes de depurador contendo elevadas concentrações de cloreto ou ácidos molhados.

  CHAMINÉS  

  CHAMINÉS & FORROS DE CHAMINÉ  

Indústrias tal como Celulose & Papel, Metais & Mineração, Processamento Químico e Energia & DGC utilizam com sucesso Chaminés em PRF nos sistemas de processamento nos quais o PRF tem uma resistência superior à corrosão. Comparado com chaminés metálicas ou quando o PRF é mais económico do que as alternativas inoxidáveis, de titânio e ligas de níquel elevado.

  PRODUTOS ESPECIALIZADOS 

  & COM ENGENHARIA PERSONALIZADA  

Os compostos em Plástico Reforçado com Fibra de Vidro prestam-se naturalmente aos requisitos únicos do cliente que não são satisfeitos por designs padrões, ferramentas existentes ou práticas de fabricação padrões.

bottom of page